2009年3月5日 星期四

USP vai manter bônus para aluno da rede pública no vestibular

A USP vai manter o Pasusp, programa de avaliação para alunos da rede pública estadual, no vestibular deste ano mesmo que não haja convênio com o governo do Estado.

A universidade informou que alunos do ensino médio de escolas federais e municipais do Estado também poderão participar neste ano do programa. O Pasusp é uma prova aplicada a alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública, que rende bônus de até 3% na nota do vestibular. Esse benefício, junto a outras bonificações dadas pela USP, pode aumentar a nota em até 12% -896 alunos de escolas públicas usaram os bônus e foram aprovados no vestibular do ano passado.

Segundo a Pró-Reitoria de Graduação da USP, se não houver convênio com o Estado, a universidade pode usar verba própria na próxima edição da prova --no ano passado, o Pasusp custou R$ 1,76 milhão, dividido entre o Estado e a USP. Questionada sobre o local onde as provas seriam feitas --responsabilidade que atualmente cabe à Secretaria da Educação--, a pró-reitora de graduação Selma Garrido Pimenta disse que a universidade tem condições de realizar o exame. "Temos o conhecimento e a logística da Fuvest."

Em setembro de 2008, a Folha noticiou que a gestão José Serra havia decidido limitar o Pasusp. Inicialmente, o programa previa, até 2011, a aplicação de provas aos alunos nos três anos do ensino médio.
O governo, porém, informou no ano passado que o exame seria limitado ao terceiro ano e que poderia não se repetir em 2009. Ontem, a Secretaria da Educação disse que avalia a continuidade do Pasusp e que aguarda informações da USP sobre os resultados do programa.

Segundo dados divulgados ontem pela Fuvest, 29% dos alunos aprovados em primeira chamada são da rede pública. Em 2008, foram 25,3%. No ano passado, dos 48.862 inscritos no Pasusp, só 7.889 (16,1%) fizeram a prova. "Por ser o primeiro ano, considero o dado como positivo. Mas precisamos ampliar a divulgação", disse a pró-reitora.

沒有留言:

張貼留言