2009年3月5日 星期四

Espuma branca aparece no lago da Aclimação

Prefeitura diz que é normal, mas especialista afirma que pode ser algum produto químico

Daniel Gonzales e Marcela Spinosa

Uma espuma branca formou-se ontem em um dos canais que conduzem água para o enchimento do lago do Parque da Aclimação, na zona sul, que foi esvaziado no dia 23 de fevereiro por causa do rompimento no vertedouro, sistema hidráulico que regula o nível do lago. De acordo com o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Eduardo Jorge, a formação de espuma é “normal”.

A origem da espuma, segundo Jorge, seria a água vinda da estação de tratamento da Sabesp, que fica dentro do parque e está contribuindo para o enchimento do lago. “A água cai de grande altura, é como uma cachoeira. Isso provoca oxigenação e surge a espuma, não tem nada a ver com lodo.”

O engenheiro Julio Cesar Cerqueira Neto, especialista em engenharia hidráulica, sanitária e ambiental, diz que uma espuma branca e grossa normalmente se forma pela presença de detergente na água - o que não é necessariamente o caso do lago da Aclimação, que demandaria uma análise apurada para a identificação do problema. “Se a água vier calma, não se formam bolhas, mas quando existem corredeiras e a água está poluída, aparece espuma”.

Vizinha do parque, a modelista Inês Corsini Moura disse não ter percebido nenhum odor estranho no local ontem. Mas suas observações sugerem a presença de produtos químicos no lodo do lago. “A lama que se espalhou no dia do esvaziamento tinha cheiro de querosene e era gordurosa, grudava na pele”, lembra. A Prefeitura aguarda o fim de uma licitação para iniciar um projeto que prevê a limpeza do lago, com a remoção do lodo, e uma reforma das redes de água na região.

O deputado estadual Fernando Capez (PSDB) protocolou ontem no Ministério Público uma representação para que sejam apuradas eventuais responsabilidades sobre o enchimento do lago sem prévia limpeza e remoção de dejetos. “Apesar de ser uma tragédia ecológica, esse acontecimento tem um fato positivo, que é possibilitar, pela primeira vez, um verdadeira limpeza no lago.”

Segundo Capez, o ideal é reencher o lago quando ele estiver totalmente despoluído. “Encher o lago novamente, inclusive com peixes mortos naquele lodo, é uma medida que viola a lei dos crimes ambientais, por isso pedi a representação. Por que não fazer a limpeza agora?”, questionou.

沒有留言:

張貼留言